banner-bda b-mdoutor BRMotos2

Idosos desconhecem direito à gratuidade em passagem

O Estatuto do Idoso, aprovado em 2003, pela Lei 10.741, reuniu, em um único documento, os principais direitos e garantias conferidos aos cidadãos brasileiros com idade igual ou superior a 60 anos. O documento reforça a obrigação da família, da sociedade e do Estado em assegurar aos mais velhos direitos constitucionais como a liberdade, a dignidade, a educação, a cultura, a saúde, entre outros igualmente importantes para a vida de qualquer pessoa.

 Você sabia que você pode ter o direito a passagens gratuitas? Todos os idosos com idade de 60 anos ou mais e que tenham renda de até dois salários mínimos podem viajar para outros estados do Brasil gratuitamente, sem pagar nada, isso mesmo de graça.

E se o ônibus já estiver com as duas vagas completas,o idoso só precisa pagar metade da passagem. O idoso pode viajar de graça, graças ao Estatuto do Idoso. Para ter direito a passagem de ônibus gratuita basta apresentar o documento de identidade com foto, e comprovante de renda, Veja alguns desses documentos:

  • contracheque de pagamento,
  • carnê de contribuição para o INSS,
  • extrato de pagamento de benefício
  • Carteira de Trabalho com anotações atualizadas.

Cada ônibus deve ter no mínimo 2 vagas para serem oferecidas gratuitamente para os idosos.  Assim apenas dois idosos por ônibus podem solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso com desconto de 100%. Se 3 ou mais idosos aparecerem estes terão desconto de 50% na passagem.
O idoso deverá comprar a passagem com seis horas de antecedência, para viagens com distância de até 500 km, ou com doze horas de antecedência, para viagens acima de 500 km.

Modelo Carteira do Idoso

Desde a aprovação do Estatuto, a União, os Estados e os Municípios do Brasil vêm desenvolvendo diversas políticas públicas e adotando uma série de medidas com o objetivo de divulgar e viabilizar o cumprimento da Lei.

Mas ainda temos muito a fazer em prol da valorização dos idosos. E nunca é tarde para lembrar. Só não alcança a terceira idade quem sai de cena mais cedo. Respeitar o idoso é, portanto, respeitar a si mesmo.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade do internauta.

Postagem Anterior Próxima Postagem