banner-bda b-mdoutor BRMotos2

Vitória da Conquista tem a pior educação básica do Brasil, aponta Revista Veja


Uma reportagem publicada na revista Veja, desta semana, traz uma constatação preocupante quanto aos rumos da educação básica da maior cidade do Sudoeste baiano: Vitória da Conquista tem a pior educação básica do Brasil. Leiam o que diz a Veja:

“A cidade de vitória da Conquista, na Bahia, é o exato oposto desse cenário acolhedor. Lá, algumas crianças ingressam no 1º ano do ensino fundamental da rede pública sem reconhecer letras, números ou mesmo o nome das cores. Em 2009 a prefeitura fez um levantamento aterrador: no 3º ano, metede dos alunos ainda não estava alfabetizada. É o caso de G. S., de 12 anos. “Queria saber ler e escrever como meus amigos, mas não sei se vou dar conta”, desabafa.

O menino estuda na Escola Municipal Dom Climério de Almeida Andrade, que obteve a nota mais baixa da cidade no Ideb: 0,7. Tão precária quanto a qualidade da educação é a estrutura física do lugar. Em dias de sol intenso – que no sertão da Bahia não são poucos – , as telhas de zinco transformam as salas de aula em fornos. Na estação chuvosa, o barulho da água no telhado impede que os alunos ouçam o professor. É um pecado: crianças com deficiência de formação nos primeiros anos de ensino dificilmente recuperam o tempo perdido. E a situação regride: a nota média da cidade no Ideb, quem em 2007 já era inadmissível – 3,8 -, caiu para 2,9 em 2009″.

Via Sudoeste hoje

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade do internauta.

Postagem Anterior Próxima Postagem