banner-bda

Casos de câncer no mundo subirão 75% até 2030, afirma estudo

O número de casos de câncer vai crescer em 75% até 2030, conduzido por fatores demográficos e de estilos de vida. Essa é a afirmação feita em um estudo publicado nesta sexta (01), no jornal “The Lancet Oncology”.

Um grupo de cientistas da IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer) disse que, em 2008, o número de casos novos era de 12,7 milhões. Esse número pode chegar a 22,2 milhões até 2030, com 90% do aumento ocorrendo em países mais pobres, de acordo com a pesquisa.

Em 2008, casos de câncer de mama, pulmão, colorretal e de próstata somaram metade dos diagnósticos em países ricos.

Em países em desenvolvimento, cânceres no esôfago, estômago e no fígado eram mais comuns. Recentemente, houve uma queda em casos de câncer cervical e de estômago em ambos os grupos de países. Em países pobres, diagnósticos de câncer cervival eram particularmente numerosos, e ultrapassavam os de mama e de fígado.

Em diversos locais do globo, uma diminuição nas taxas de câncer ligadas a infecções têm sido compensadas pelo aumento de diagnósticos de câncer do colo do útero, no reto, na mama e na próstata, casos associados a uma dieta “ocidentalizada”, afirmam os pesquisadores. “Intervenções específicas, tais como diagnóstico da doença nos estágios iniciais, além de implementação de vacinação e programas de tratamento efetivos, podem levar a uma queda no aumento projetado”, sugerem os pesquisadores. A pesquisa utilizou as informações da Globocan, um banco de dados da IARC que abrange 184 países.

Via Resenha Geral

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade do internauta.

Postagem Anterior Próxima Postagem