Governo lança site para reclamações de consumidores
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O
governo apresenta nesta sexta-feira (27) uma ofensiva para transferir
as queixas mais frequentes dos consumidores das filas dos Procons para
um site.
Técnicos da Secretaria de Defesa do Consumidor elaboraram um espaço
virtual de intermediação de conflitos entre fornecedores e compradores,
que já está em funcionamento na rede. A partir de um cadastro com dados
pessoais, o usuário poderá descrever sua reclamação num espaço de até 3
mil caracteres. A empresa terá dez dias para responder à queixa. O
usuário, então, dará uma nota de 1 a 5 para o atendimento. À exceção de
números de documentos de identidade, todos os dados do diálogo ficarão
na internet para avaliação pública. A plataforma de informações também
permitirá uma série de indicadores e rankings positivos e negativos de
empresas, que o governo promete manter online. Os maiores bancos
(campeões absolutos de queixas), operadoras de telefonia fixa e móvel
(vice-campeãs), lojas de varejo, companhias aéreas e outros fornecedores
de serviços aderiram ao projeto. Num primeiro momento, o site atende
consumidores do Distrito Federal e de 11 Estados, incluindo Rio e São
Paulo, que representam 62% da população. A Bahia ainda está de fora, mas
a partir de 1º de setembro, o serviço terá cobertura nacional. A meta
da Secretaria Nacional do Consumidor é permitir que as 800 lojas de
Procons espalhadas pelo País tenham mais rapidez para atrair casos, por
exemplo, de clientes de planos de saúde, que em situações de emergência
preferem buscar liminares na Justiça. Por outro lado, o novo site poderá
ser uma alternativa para problemas diários que costumam não ser levados
ao Procon. Na ficha de reclamação no site, clientes poderão, por
exemplo, descrever seus problemas com a conexão da internet, a empresa
de TV a cabo ou a falta de cobertura do celular.