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Ouvidoria-Geral do Estado recebeu mais de 47 mil manifestações em 2015

Foto: Divulgação / Ouvidoria-Geral do Estado
Ouvidoria-Geral do Estado recebeu mais de 47 mil manifestações em 2015

A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE), órgão vinculado à Secretaria de Comunicação Social (Secom), recebeu, em 2015, 47.522 mil manifestações sobre os serviços públicos estaduais e à atuação do governo do Estado. Deste montante, 95% já foram encerradas e 46% foram respondidas no mesmo dia. Os tópicos mais frequentes foram pedidos de informação turística e sobre ações do Governo. "As estatísticas mostram a importância deste mecanismo de controle de qualidade dos serviços públicos na garantia do exercício da cidadania e da transparência pública, que é um direito do cidadão, assegurado na Lei de Acesso à Informação". Dos registros feitos, 46,7% foram classificados como reclamação, 26,9% representam pedidos de informação, 12,4% eram denúncias. Ainda foram feitas solicitações (9,3%), elogios (3,5%) e sugestões (1%). O principal meio de contato utilizado pelos cidadãos para dialogar com a Ouvidoria Geral, foi a internet. Na seqüência, estão os contatos por telefone (37,6%), e-mail (6,7%) e atendimento presencial (3,7%). A maior parte dos registros partiram de cidadãos comuns realizaram 65,3% dos registros, seguidos dos servidores públicos (15,3%), abaixo-assinado (3%), pessoa jurídica (2,8%). Além da ouvidoria geral, as ouvidorias da Secretaria da Educação, da Secretaria da Administração (Saeb), da Secretaria do Turismo e da Secretaria da Saúde foram as mais demandadas no ano passado. As cidades que mais utilizaram o serviço de ouvidoria no período foram Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Ilhéus.
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