Embasa anuncia ampliação de 33% na oferta de água do rio Catolé para Vitória da Conquista

Em coletiva para a imprensa realizada na manhã de ontem (13) na sede da Embasa em Vitória da Conquista, a empresa anunciou o aumento na oferta de água para o município neste período em que a cidade enfrenta o racionamento.
Na coletiva estavam o gerente do escritório local da Embasa, Álvaro Aguiar, a gerente regional Kelly Galvão e a assistente jurídica, Analys Brás. Segundo Álvaro Aguiar, foi instalado um novo equipamento no rio Catolé para ampliação da oferta de água para Vitória da Conquista: “A gente instalou um equipamento novo lá, está em fase de testes, pra ver se neste inverno agora, com a melhoria da vazão do Catolé, a gente aduz mais água pra cidade ter esse ganho. A gente vai sair de 300 litros por segundo pra 400 litros por segundo, um aumento de 33% na capacidade”, explicou.
A intenção de ampliar a captação do rio Catolé, ainda segundo a diretoria da Embasa, é diminuir o que é retirado da barragem de Água Fria II, poupando o lago e garantindo uma reserva satisfatória até a chegada das próximas chuvas.
Questionada sobre os irrigantes que retiram água da barragem na região de Barra do Choça, a gerente regional da Embasa explicou que a empresa tem conhecimento do fato e que já se reuniu com o Inema, responsável pela adoção das medidas cabíveis. E explicou ainda que a Embasa está à disposição pra dar suporte em operações do órgão.
Sobre a licitação para a construção da Barragem do Catolé, a assistente jurídica Analys Brás explicou: “A gente está indo pra quarta licitação. A gente teve uma primeira que teve um problema, a segunda e a terceira chegou-se a fazer o procedimento de pregão e não apareceu nenhuma empresa interessada.” A assistente jurídica afirmou ainda que o valor da barragem é de R$ 156 milhões e esse orçamento atualizado feito pela Embasa vai ser entregue à Caixa Econômica Federal nos próximos dias.
14/6/2016 | Por: Indhira Almeida