A decisão da Anvisa já foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial e já está valendo
O uso de máscara em aeroportos e aviões deixa de ser obrigatório a partir desta quinta-feira (18). A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial e já está valendo.
A agência continua recomendando o uso de máscara para pessoas com sintomas de gripe e para o público mais vulnerável, como grávidas, idosos e imunocomprometidos. Os avisos dentro das aeronaves e nos aeroportos sobre a recomendação de uso da máscara seguirão. Além disso, continuarão as regras obrigatórias de álcool em gel nos aeroportos, desembarque por fileiras e desinfecção dos aviões.
A obrigatoriedade de uso das máscaras foi estabelecida em dezembro de 2020, quando o Brasil registrava 746 mortes e 24.680 casos de covid-19 por dia. Na época, também foi suspenso o serviço de bordo, estabelecido procedimentos de limpeza com a aeronave vazia e garantia de afastamento de um metro nos aeroportos
Em março do ano passado, a medida foi ajustada, passando a exigir o uso de máscaras profissionais, quando o país registrava 2.096 mortes e 72.670 casos por dia.
O diretor da agência Alex Machado Campos, relator do processo de revisão da norma, afirmou que, agora, a situação do Brasil no enfrentamento da covid-19 é bem diferente. Ele disse que a população tem uma cobertura vacinal de 85,8%. A Anvisa informou que, atualmente, o país registra 214 óbitos diários e 23.256 casos por dia.
Por Valor Investe — São Paulo