FOTO: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Nesta terça-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da Cúpula do G7 em Kananaskis, no Canadá. O evento reúne as principais potências industrializadas do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
Durante sua participação, Lula estará presente em uma reunião ampliada voltada à segurança energética global. Na ocasião, pretende destacar a realização da COP30 — conferência internacional sobre mudanças climáticas — que será sediada em novembro, na cidade de Belém (PA). O presidente deve também reforçar o convite aos demais líderes mundiais para que participem do evento.
Outro ponto sensível que estará na pauta é a atual tensão no Oriente Médio. Lula demonstrou preocupação com o agravamento do confronto entre Israel e Irã, e o tema deve ser mencionado em sua fala no encontro.
Além das sessões principais do G7, Lula terá reuniões bilaterais com figuras importantes do cenário internacional, incluindo o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e o chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz. Há também expectativa de um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.