Foto: Reprodução
Na tarde desta sexta-feira (24), a forte chuva que atingiu São Paulo transformou a estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul do metrô, em um cenário de caos. A força da água alagou a estação, localizada na Zona Norte da cidade, e obrigou passageiros a se segurar em grades e muretas para não serem arrastados pela correnteza. Imagens gravadas no local mostram aproximadamente 20 pessoas tentando se proteger, algumas caminhando pelos corrimãos e outras apoiadas em estruturas de iluminação e barreiras.
O temporal também provocou alagamentos generalizados na cidade, levando o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) a emitir um estado de atenção para todas as regiões por volta das 15h30. A Defesa Civil enviou alertas de emergência aos moradores das áreas afetadas.
Além dos transtornos no metrô, houve queda de parte do teto no shopping Center Norte e graves interrupções no fornecimento de energia elétrica. Até as 17h, cerca de 140 mil clientes na capital paulista e mais de 179 mil na região metropolitana estavam sem luz, conforme boletim da Enel.
Para minimizar os impactos no transporte público, o sistema Paese de ônibus foi acionado, mas a circulação dos trens e do metrô seguiu prejudicada. As chuvas intensas evidenciam, mais uma vez, os desafios da infraestrutura urbana da capital frente a eventos climáticos extremos.
Video do UOL