Participaram da reunião o líder do grupo, Marcos Rocha, além de Darcio Alves, Vivaldo Oliveira Filho (Bronca) e Ranolfo Dias. Na manhã desta quinta-feira, 5 de fevereiro, o Grupo Transparência realizou uma reunião na Secretaria Municipal de Cultura de Vitória da Conquista com o secretário de Cultura, Eugênio Avelino Lopes Souza "Xangai", voltada à recuperação e transformação da Casa Glauber Rocha. O encontro contou também com a presença do assessor do secretário, Alexandre Magno.

Foto: Xangai recebe o documento das mãos de Marcos Rocha A solicitação apresentada foi inspirada no movimento criado pelo Magistrado e Escritor Dr. Reno Viana na gestão do então prefeito Herzen Gusmão,denominado Grupo Resistência Glauberiana, e que defende a transformação da Casa em um Centro em Memória à Glauber Rocha. A proposta ressalta a relevância do cineasta conquistense Glauber Rocha, considerado um dos nomes mais importantes da cinematografia para Vitória da Conquista e que tem reconhecimento mundial.
Em entrevista ao blog de Dárcio Alves, o secretário Xangai destacou a importância da iniciativa: "Essa é uma ação fundamental, pois leva ao conhecimento de todos o nome e a importância de Glauber para a cultura, não apenas de Vitória da Conquista, mas de todo o Brasil, e tem reconhecimento internacional."
Xangai afirmou ainda que a Secretaria de Cultura de Vitória da Conquista não está parada em relação ao projeto de transformação da Casa Glauber Rocha, mas que a execução depende de recursos financeiros.
O assessor Alexandre Magno informou que já existe um projeto apresentado ao Ministério da Cultura, que orientou o município a recorrer à Lei Rouanet para captar recursos destinados à realização.
Durante o encontro, o líder do Grupo Transparência, Marcos Rocha, explicou os objetivos da organização, formada por ex-candidatos a vereador que obtiveram entre 300 e mais de 1.000 votos nas últimas eleições. Atualmente, o grupo reúne 37 integrantes e a meta e chegar a 50 ou mais, e busca fortalecer a participação política em Vitória da Conquista.
Segundo Rocha, o grupo pretende apoiar candidatos a deputado estadual e federal nas próximas eleições e se preparar para disputar o pleito municipal de 2028, com a meta de eleger ao menos três vereadores e lançar também um candidato à prefeitura municipal.