banner-bda

Cândido Sales: Em final de mandato Lora e Maurílio cumpriram apenas 4% do Plano de Governo





A chapa Lora Pontes e Maurílio Lemos apresentou 91 propostas para as mais diversas áreas públicas do município de Cândido Sales no Plano de Governo protocolado em 2016 na Justiça Eleitoral para ser realizado entre 2017 e 2020. Até o presente momento conseguiram realizar pouco das propostas apresentadas.

EDUCAÇÃO

Entre as propostas apresentadas que o governo não conseguiu realizar para o setor de educação está a promoção e suporte à instalação de cursos técnicos profissionalizantes na rede estadual de ensino a exemplo: informática, enfermagem, patologia, radiologia, elétrica, mecânica, marcenaria dentre outros.

O governo também não foi capaz de realizar a criação de núcleos educacionais nas regiões do Mandacaru e Estiva com a construção de uma grande escola em cada região para o funcionamento das modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamenta I e II.

Também não cumpriu a promessa de retomada da obra e inauguração das Creches Municipais em Cândido Sales e no Distrito de Lagoa Grande. Não implementou o programa Bolsa-Faculdade para estudantes de baixa renda e para servidores municipais como definido no item 1.14 do Plano de Governo.

O governo Lora e Maurílio não conseguiu investir na melhoria e ampliação da velocidade e do acesso à internet em todas as Unidades Escolares com mais de 100 alunos como estabelecido no item 1.21 do plano. Também não foi implantado o programa “Cinema na Escola”, com produção e apresentação de filmes, vídeos e documentários de relevante interesse social.

Não promoveram o projeto “Jogos Escolares”, com atividades esportivas e culturais, durante todo o ano letivo, nas principais localidades do município, que culminaria em grande evento de disputa intercolegial como ficou definido no item 1.24 do plano.

O governo Lora e Maurílio prometeu e não cumpriu diversificar o cardápio e garantir a aquisição de insumos alimentícios do Programa de Alimentação Escolar, priorizando a compra de produtos da Agricultura Familiar. Também não adquiriram ônibus escolares novos para o transporte de alunos da rede municipal de ensino como ficou estabelecido no item 1.26 do Plano de Governo apresentado à Justiça Eleitoral.

ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

Não implantaram o Plano de Saúde médico-odontológico para servidores públicos como estabelecido no item 2.1 do Plano de Governo, não promoveu a Capacitação de Pessoal em todas as áreas públicas e não implantou o Orçamento Participativo.

SAÚDE PÚBLICA

O governo Lora e Maurílio não cumpriu o item 3.3 do Plano de Governo em que se comprometeram em implantar a Clínica da Mulher no município de Cândido Sales e nem o item 3.5 que trata do sistema canalizado de Saneamento Básico e instalação do Sistema da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Também não cumpriu o item que trata da aquisição de veículo ambulância avançada para o transporte de pacientes em estado crítico para o hospital e não adquiriu ambulância para o povoado de Mandacaru e região, Estiva, Lagoa Nova, Água Verde e região. No que diz respeito ao item 3.1 que trata da Reestruturação, reforma, adequação e ampliação do hospital, é composto por 11 subitens, desses, a maioria o governo Lora e Maurílio não conseguiu executar até agora.

ESPORTES, CULTURA E LAZER

O governo não realizou a construção de coberturas nas Quadras Poliesportivas do bairro Primavera, do distrito de Lagoa Grande, Quaraçu, nos povoados de Barra do Furado, Lagoa Nova, Marimbo e Mandacaru, item 4.2 do Plano de Governo 2017-2020. Também não realizou a construção do Centro de Cultura item 4.3 e não implantou projetos culturais nas escolas com teatro, dança, música, artes marciais, escolinhas de futebol etc. Também não construiu o balneário denominado complexo do “Cascalinho” na sede do município, item 4.6 do Plano de Governo apresentado em 2016.

Também não implantou campeonatos intermunicipais em todos os níveis e modalidades de ensino: futebol de campo, futebol de salão, vôlei, basquete e handbol, como ficou estabelecido no item 4.7 plano. O governo Lora e Maurílio não implantou os Festivais de Músicas como descrito no item 4.9 do Plano de Governo protocolado na Justiça Eleitoral, também não recuperou o gramado, arquibancada, alambrado e banheiros do estádio “O Ararão” e nem instalou o Sistema de Iluminação e Refletores no Estádio Municipal, item 4.11 do plano.

O governo Lora e Maurílio não realizou, até o momento, o item 4.13 que trata da melhoria da infraestrutura do Balneário do Porto de Santa Cruz, com construção de cais à margem do Rio Pardo e cascatas no leito, praia, área de lazer etc;

DESENVOLVIMENTO, EXPANSÃO ECONÔMICA E MEIO AMBIENTE: GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Lora e Maurílio não implantaram o Polo de Microindústrias, utilizando os galpões e o espaço da Feira Coberta, item 5.1 do plano e, Não implantou o Polo de Industrialização dos Produtos da Mandioca: farinha, fécula, ração, etc., item 5.2 do Plano de Governo.

O governo não construiu as Lavanderias Comunitárias, item 5.7 e não incentivou a criação das Cooperativas e Usinas de Reciclagem do Lixo com Coleta Seletiva, item 5.8 do Plano de Governo para 2017-2020. Também não implantou o Programa Jovem Aprendiz para promover a qualificação e orientação profissional, idealizando a inserção dos jovens para o estágio de Primeiro Emprego no comercio local item 5.10.

Lora e Maurílio não extinguiram os lixões a céu aberto item 5.11 e não viabilizaram a criação e construção do Aterro Sanitário Municipal, item 5.12 do Plano de Governo.

SEGURANÇA PÚBLICA

O governo Lora e Maurílio não realizou o item 6.1 do Plano de Governo que trata da coinstrução de um Complexo de Segurança Pública em convênio com o Governo do Estado, para funcionamento de diversos serviços: Delegacia da Mulher, Combate às Drogas, Retran, Perícias Técnicas e outros serviços.

Também não executou o item do plano que trata da criação, através de Lei, da Guarda Municipal, estruturando-a com Comando, sua Sede Central, viaturas, postos de trabalho e serviços de rádio nos bairros da cidade e nas localidades de Quaraçu, Lagoa Grande, Timóteo, Barra do Furando e Estiva.

INFRAESTRUTURA E URBANISMO

Lora e Maurílio não realizaram as Pavimentações Asfáltica ou paralelos em todos os bairros da cidade, distritos de Quaraçu, Lagoa Grande e demais povoados, como ficou definido no item 7.1 do Plano de Governo. Não pavimentou com asfalto o centro da cidade como descrito no item 7.2 do mesmo plano.

O governo Lora e Maurílio, até o presente momento, não realizou o item 7.3 que trata da Instalação de Semáforos nos dois cruzamentos da BR 116 e em alguns cruzamentos no centro da cidade, também não instalou Equipamentos de Ginástica e Lazer nas praças: Dom Climério (Igreja Católica), Carvoeiro (Célio Alves), José Machado (Usina), Gilberto Lopes (Usina), Pe Pedro Callegari (Lagoinha) item 7.4 do Plano de Governo apresentado à Justiça Eleitoral para ser executado entre 2017 e 2020.

Não cumpriu o item que trata da Construção de Praça do Bairro Primavera 7.5, e nem o que trata da Recuperação e urbanização em toda a extensão da Av. Presidente Costa e Silva: asfaltamento, esgotamento sanitário, arborização, jardinagem e iluminação item 7.6 do Plano de Governo.

Lora e Maurílio não construíram o Novo Cemitério “modelo” na sede do município como haviam comprometido no item 7.7 do Plano de Governo. Também não construiu cemitério em Mandacaru item 7.8 e não Recuperou e Reformou os cemitérios de Lagoa Grande, Quaraçu, Lagoa do Timóteo item 7.9. O governo também não recuperou e urbanizou com equipamentos de ginástica e lazer as praças dos distritos de Lagoa Grande e Quaraçu, item 7.10 do Plano de Governo.

DESENVOLVIMENTO E AÇÃO SOCIAL

Não implantou o projeto “Criança Nosso Futuro” item 8.2 e não Melhorou e Ampliou as ações voltadas à 3ª Idade, com a construção de espaço próprio com assistência médica, odontológica, psicológica, material e de lazer item 8.3 do Plano de Governo apresentado por Lora e Maurílio à Justiça Eleitoral em 2016.

O governo Lora e Maurílio não implantou o projeto “Família Cidadã”, para promover ações voltadas a garantir condições mínimas de sustentabilidade tais como: alimentação, vestuário, moradia, assistência médica, odontológica e psicológica como está estabelecido no plano em seu item 8.5.
Lora e Maurílio não construíram habitações populares em convênio com governos federal e estadual, item 8.7, e não retomou a construção e entregou habitações populares do povoado de Barra do Furado e distritos de Lagoa Grande e Quaraçu, como está definido no item 8.8 do Plano de Governo para 2017-2020.

O governo também não ampliou nem reajustou o valor do programa de renda municipal Bolsa Cidadão, item 8.9 e nem aumentou o número cadastros no Programa Bolsa Família, como haviam definido no item 8.10 do Plano de Governo.

METODOLOGIA DO LEVANTAMENTO

O levantamento foi realizado com base no documento: Plano de Governo 2017/2020, Partido Republicano Progressista – PRP, Cândido Sales – BA, protocolado na Justiça Eleitoral pela coligação “Aliança para a Vitória do Povo de Cândido Sales” da prefeita Elaine Pontes de Oliveira e do vice-prefeito Maurílio Lemos das Virgens em 2016 na ocasião do registro de candidatura dos mesmos.

Nem todos os itens que não foram realizados estão descritos no texto e, a análise levou em conta exatamente o que está descrito em cada item para as áreas públicas definidas no Plano de Governo para 2017 a 2020.           

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade do internauta.

Postagem Anterior Próxima Postagem