2º turno: Procuradoria Regional Eleitoral encaminha recomendação a promotores eleitorais para coibir a boca-de-urna em Conquista e Salvador
Fonte: Ascom
O procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga também requer, na recomendação, que caso sejam constatados crimes eleitorais durante o pleito, sejam implementadas as providências cabíveis para a responsabilização dos envolvidos. A recomendação foi encaminhada ao Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais do Estado da Bahia (NUEL) para que chegue ao conhecimento dos promotores eleitorais de Salvador e Vitória da Conquista.
O objetivo da PRE é evitar que no próximo domingo se repita a elevada prática do crime de boca-de-urna como ocorreu no primeiro turno, principalmente na capital baiana, conforme foi amplamente noticiado pela imprensa. “Vamos intensificar o combate a esse tipo de ilícito no segundo turno das eleições, buscando-se assegurar o princípio isonômico entre os candidatos, a higidez do processo eleitoral e o respeito à vontade soberana do eleitor”, afirma Madruga no documento.
A recomendação é uma das ações adotadas pela PRE para reprimir os crimes eleitorais no domingo e está em consonância com as diretrizes estabelecidas em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), o Comando Geral da Polícia Militar (PM), a Polícia Civil e a Polícia Federal durante reunião realizada na PRE, nesta semana. Na reunião foram estabelecidas a adoção de medidas operacionais mais eficazes no combate e prevenção dos crimes eleitorais no segundo turno das eleições municipais de Salvador e Vitória da Conquista.