ENCONTRO DE CÚPULA: PT realiza hoje reunião fechada para decidir nome
Publicado por Dárcio Alves
O secretário da Casa Civil, Rui Costa, tem utilizado a estratégia do silêncio absoluto quando o assunto é sucessão de Wagner. Os demais, por sua vez, optaram pelo estratégia oposta: apresentar-se. A sites da capital baiana, no entanto, Rui afirmou hoje que o nome do ungido de Wagner será divulgado no próximo sábado (30), no evento da posse de Everaldo Anunciação, presidente eleito do PT baianao.
Evitando que a especulação em torno de provável favoritismo atrapalhe mais que ajude, Rui Costa apela para uma posição franciscana. “Estou pensando apenas em meu trabalho como secretário. Qualquer um dos escolhidos irá representar muito bem o partido. Eleição só em 2014”.
O fato é que já há quem sustente a tese de que será insustentável a sangria interna decorrente, em primeiro turno, da falta de legitimidade de Wagner para indicar o sucessor, depois do nome que ele escolheu para ungir, que não consegue despregar o pé do chão nas pesquisas eleitorais e nem consegue encantar internamente nem mesmo aquele neopetista mais desavisado.
Ou seja, 48 horas antes do provável parto (leia-se anúncio) do nome que disputará pelo PT as eleições do ano que vem, as dissensões internas parecem mais agudas que nunca. Por isso, tende a vencer aquele que apostar no adiamento do anúncio para dezembro, mesmo que, para petistas da alta cúpula, esteja sacramentada a indicação de Rui Costa.
Por isso, conforme anunciou o presidente do partido Everaldo Anunciação a um site da capital, a cúpula petista vai se fechar num último esforço partidário para escolher o candidato, numa conversa que tem hora apenas para começar. Tudo indica que a principal queixa dos três pré-candidatos será a não-concordância da ideia do governador de indicar Rui Costa sem passar pelas instâncias de decisão inicial do PT.