banner-bda b-mdoutor BRMotos2

AGU volta a defender prisão após condenação em segunda instância no STF

AGU volta a defender prisão após condenação em segunda instância no STF
Foto: Reprodução / Tupi AM

Em nova manifestação apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu o cumprimento da pena após decisão em segunda instância. Dessa vez, o órgão se manifestou em três processos relatados pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Segundo informações do G1, as ações em questão correspondem a pedidos apresentados pelo Patriota, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo PCdoB. Eles argumentam que as prisões nesses casos devem ser proibidas por conta do princípio da presunção de inocência.

Por conta disso, na nova manifestação, o advogado-geral da União, André Mendonça, defende que o acusado não perde a presunção, mesmo que preso.

“Diferentemente, quando a garantia da presunção de inocência é estendida para impedir qualquer prisão não cautelar antes da conclusão dos processos nas instâncias extraordinárias, o que se percebe é uma grave afetação dos direitos fundamentais das vítimas das condutas criminosas”, pontuou, de acordo com o portal.

O tema voltará a ser julgado pelo STF no dia 10 de abril, mas, desde 2016, a corte entende que a prisão é viável após condenação em segunda instância. Ainda assim, algumas decisões do STF destoam desse entendimento.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade do internauta.

Postagem Anterior Próxima Postagem