
Foto: Divulgação / Sema
O incêndio que ocorria há cerca de sete dias em Barreiras, no extremo oeste, foi controlado nesta terça-feira (24). O fogo atingia as serras do Saco e do Mimo. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), uma aeronave do Programa Bahia Sem Fogo sobrevoou a área durante a manhã e comprovou a inexistência de focos de queimada. Ainda não há informações sobre a dimensão da área devastada.
Na ação, atuaram 12 bombeiros militares da Guarnição de Combate a Incêndio Florestal (GCIF). Os agentes são especializados em prevenção e combate a incêndios florestais. Militares do 17º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) também participaram do trabalho. Ainda segundo a pasta, em toda a Bahia, o número de focos de queimadas de janeiro a setembro deste ano já ultrapassa em 28% o registrado no mesmo período do ano passado.
O Oeste baiano lidera os números de focos de incêndio identificados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na Bahia. Segundo o satélite de referência Áqua Terra, Formosa do Rio Preto apresentou 442 focos de calor de janeiro a setembro deste ano, ou 11,1% das ocorrências do Estado. Em segundo lugar vem São Desidério, na mesma região, com 337 focos, 8,5% das ocorrências no Estado.