Entrou em uma nova fase o estudo do Ministério da Saúde quer traçar um mapa detalhado do comportamento da Covid-19 no Brasil. Após a primeira etapa de coleta de amostras para exames agendados por telefone, agora a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV) entra em uma nova fase para colher mais amostras dos participantes. A partir desta segunda-feira (9), novos voluntários começam a receber a visita dos profissionais de saúde, contratados pela pasta federal.
O objetivo do Ministério com o PrevCOVé identificar a dinâmica de transmissão do vírus, fornecendo informações para conduzir e aperfeiçoar as ações de saúde pública e de prevenção.
A pasta “convidou” mais de 211 mil brasileiros para participar da pesquisa, em 62 mil domicílios espalhados por 274 municípios do país.
A primeira rodada de coletas já ocorreu com os voluntários que agendaram os exames após contato do Ministério da Saúde por telefone. Nesta nova etapa, prevista para terminar no dia 30 de setembro, os profissionais farão o primeiro contato diretamente na residência.
Na visita, as equipes irão coletar as amostras de sangue de todos os moradores da casa ou dos que quiserem participar da pesquisa. O objetivo é identificar se a pessoa já foi contaminada pela Covid-19, se tem anticorpos ou se já desenvolveu resposta imunológica após tomar a vacina.