O governador Rui Costa (PT) aprovou a extinção de 31 Dires em todo Estado da Bahia e tem declarado que não voltará atrás a sua decisão em apoiar o secretário Fábio Vilas-Boas (Sesab). “Nenhum município perde e o povo ganha. Respeito opiniões de todos, vou seguir essa determinação para melhorar o atendimento à população”, disse o governador.
As Dires foram extintas com base na Lei Nº 13.204, de 11 de dezembro de 2014, que criou os Núcleos Regionais de Saúde (NRS). A medida tem gerado grande polêmica.
Solla
Além das críticas de deputados da oposição, a exemplo do deputado federal Arthur Maia (SD), e o deputado estadual Sandro Regis (DEM), o aliado deputado federal Jorge Solla (PT), ex-secretário de Saúde, chegou a atacar o governo baiano, chamando-o de “insensível” em relação às demandas da área de saúde em diversas regiões que dependeriam das Dires.
“Mais uma vez a Saeb toma medidas sem assumir a sua verdadeira responsabilidade. Vários serviços estão comprometidos em áreas essenciais como assistência farmacêutica, unidades de coleta e transfusão de sangue entre outras. Sequer tiveram o cuidado de procurar saber o que estes profissionais faziam” , sentenciou. Solla disse ainda que não pode permitir esse “desmonte” na área da saúde no governo.
Foto: Blog do Geraldo José