Luciana Santos Silva, eleita a primeira mulher presidente da OAB de Vitória da Conquista em 2021, foi recentemente anunciada como pré-candidata a vice-prefeita da cidade na chapa de Waldenor Pereira (PT). Natural de Itabuna, Luciana se formou em Direito em 2001 e mudou-se para Vitória da Conquista em 2003 para lecionar no curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Desde então, também deu aulas na FTC e na Fainor.
Além de sua carreira acadêmica, Luciana é uma figura ativa na luta pelos direitos das mulheres. Desde 2004, atua como diretora da União de Mulheres de Vitória da Conquista e foi advogada do Centro de Referência Albertina Vasconcelos, que atende mulheres em situação de violência. Ela é mestre e doutora pela PUC/SP, onde pesquisou violência contra a mulher, tema que lhe rendeu o V Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero (CNPq/ONU).
Em seu primeiro discurso como pré-candidata, Luciana relembrou sua trajetória e enfatizou a importância da participação feminina na política. "É muito caro para nós mulheres ocuparmos espaços de decisão. Para todos nós que compomos este projeto, a democracia é fundamental, e não se faz democracia sem ampla participação", afirmou, destacando a representatividade feminina na frente partidária “União e Reconstrução por Conquista”.
A pré-candidatura de Luciana Silva marca um passo significativo para a inclusão e representatividade das mulheres em posições de liderança política na região.