banner-bda b-mdoutor BRMotos2

Sem título

Sob críticas e protestos, Brasil deve ter hoje primeiro leilão do pré-sal 

Publicado por Dárcio Alves
Ampliar

Protestos contra o leilão do pré-sal52 fotos

49 / 52
21.out.2013 Manifestante fica ferido em protesto contra o leilão do pré-sal, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; a Força Nacional isola a área do hotel Windsor Barra, onde deve ser realizado o leilão Leia mais Julio Cesar Guimaraes/UOL
O primeiro leilão do Campo de Libra, no pré-sal, o maior campo de petróleo já descoberto no Brasil, está previsto para esta segunda-feira (21), às 15h, no Rio de Janeiro. 
Quem oferecer a maior parcela de óleo à União ganhará a licitação. A parcela mínima que caberá à União é de 41,65% do petróleo, descontados os custos de produção.
O leilão atraiu 11 empresas interessadas, menos que o previsto pelo governo.
A gestão das estatais brasileiras desta vez definirá se os próximos leilões do pré-sal vão atrair outras companhias, ou se irá afugentar as existentes.

Maior descoberta de petróleo do país

O campo de Libra é considerado a maior descoberta de petróleo já realizada no Brasil.
A produção de petróleo do campo de Libra pode chegar a 1,4 milhão de barris por dia, segundo a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard.
A previsão mais otimista é quase 40% maior do que a prevista anteriormente (1 milhão de barris diários), uma diferença que pode render até US$ 400 milhões a mais por dia para a empresa ou consórcio vencedor do leilão, segundo especialistas do setor.
Atualmente, a produção nacional chega a 2 milhões por dia. O investimento chegará a US$ 181 bilhões, em 35 anos. O volume estimado de óleo recuperável varia de 8 bilhões a 12 bilhões de barris.
(Com agências)

Leilão do pré-sal - 7 vídeos

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade do internauta.

Postagem Anterior Próxima Postagem