Em discurso histórico o presidente Câmara de Vereadores Ivano França reconhece as dificuldades do governo de Lora Pontes e afirmou que se a prefeita não está bem o vice-prefeito Maurílio Lemos também não está. A culpa do fracasso do governo deve ser compartilhada com os ex-prefeitos Sidelia Lemos, Amilton Fernandes e Eduardo Pontes, que se beneficiam com a gestão, afirmou Vanzinho.
O governo não está bem e todos tem parcela de contribuição com a situação, o vereador abordou sobre fidelidade e traição política tendo como pano de fundo a pesquisa, segundo ele, divulgada pelo vice-prefeito que aponta uma rejeição de mais de 80% da prefeita, o vereador Ivano não concorda com esse número e criticou fortemente Maurílio Lemos por este está alardeando que Lora não está bem.
Vanzinho citou o caso em que Sidélia Lemos traiu politicamente o ex-prefeito Hélio e alertou que não aceitará conspirações contra o próprio grupo, que não pode haver dois grupos políticos dentro do mesmo governo, para o vereador a atitude do vice-prefeito, que também tem responsabilidade quanto aos erros e acertos do governo Lora, ao alardear a fraqueza do governo, trata-se de conspiração e que ele não concorda com isso, o povo não concorda com isso.
Em vários momentos Ivano França reconhece que a administração de Lora não vai bem, mas não acha justo o governo ser criticado pelos próprios que o compõem, na opinião do vereador, se existe pretensões que não sejam as mesmas, que a ex-prefeita Sidélia deixe os cargos e os benefícios que tem na Prefeitura e saia de maneira digna.
Vanzinho afirmou na tribuna que o vice-prefeito Maurílio Lemos, jogou pesquisa em que Lora não estava bem no colo do ex-prefeito Eduardo Pontes e disse que pelos resultados da pesquisa que ele não apoiaria a prefeita para reeleição. O vereador Ivano também mencionou que o vice-prefeito afirmou que não precisa de dinheiro da prefeitura para financiar a sua campanha.
O vereador Ivano afirmou que muitos querem ser “bonzinhos” utilizando os recursos da prefeitura, mas que não fazem nada com recursos próprios para o povo. Criticou Sidélia por ficar em cima do muro e disse que não é louvável pessoas do mesmo grupo político falar mal dos companheiros.
Cândido Sales não pode continuar vendendo o mandato antecipadamente, afirmou o vereador Ivano França (PR), interpelado pela vereadora Núbia Pontes (PRB) sobre a sua fala impactante, o vereador afirmou que responde pelos seus atos, que política deve ser verdadeira e que reconhece a liderança de Eduardo Pontes.
O vereador afirmou que o ex-prefeito Jaimilton Acioly é um homem sério, presente no município e que tem legitimidade para apresentar qualquer pleito político no município. Que lideranças reclamam sobre o comportamento de Maurílio e que está atento às várias movimentações políticas e que decidirá sempre a favor do povo.
O vereador Vanzinho encerrou o seu enfático discurso dizendo que a prefeita Lora vai ter que reuni com o seu grupo político para decidir essas questões, que não aceita ser traído por Sidélia Lemos assim como Hélio Fortunato foi.