Vitória da Conquista também realiza o Dia de Moblização Contra o Aedes Aegypti

Ascom/13/2/2016 | Por: Débora Silveira
Neste sábado (13), foi realizada em 353 cidades do Brasil a ação de Mobilização Nacional contra o Aedes Aegypti - #ZikaZero, para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Vitória da Conquista foi uma destas cidades a receber uma equipe designada pela presidenta Dilma Rousseff para começar a campanha de conscientização e extermínio do inseto em todo o país. O deputado federal Waldenor Pereira acompanhou os trabalhos da comitiva, liderada pela secretária-executiva do Ministério da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, ao lado do prefeito Guilherme Menezes.
Waldenor explica que o Congresso Nacional tem se mantido atento e preocupado com as doenças causadas pelo mosquito e tem buscado medidas e ações com o intuito de ajudar o governo e a população nesse combate.
“Realizamos uma série de eventos em Brasília como audiências públicas, Comissão Geral, seminários, alertando o próprio governo federal da gravidade que representa essa endemia. A presidenta Dilma já garantiu que não faltarão recursos para o enfrentamento ao mosquito e, agora, estamos convocando a população brasileira para que possa se incorporar nessa campanha também, fazendo a sua parte”, informou.
O prefeito Guilherme Menezes alertou os moradores de que 90% dos focos encontram-se dentro das próprias residências e que cada um tem de fazer a sua parte para evitar a proliferação das larvas que darão origem ao Aedes aegypti.
A programação de combate no município começou com a mobilização de um mutirão de limpeza no bairro Ibirapuera, composto por agentes comunitários de saúde e endemias, membros do Tiro de Guerra, coordenados pelo subtenente Marlon Barros, além dos agentes de serviços públicos e meio ambiente. Até às 13 horas desta tarde, mais de 4 mil residências já haviam sido visitadas pelas equipes.
Concentração de Esforços – a secretária-executiva Eva Chiavon afirmou que o “no dia de hoje, estamos dando mais um passo importante, investindo todos os nossos recursos humanos, tecnológicos e de comunicação para que a gente consiga vencer o mosquito Aedes aegypti. Queremos mostrar na campanha do Zika Zero que um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
Reunião com Prefeitos – em outro momento da mobilização houve uma reunião com prefeitos e representantes dos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios dos Vales do Rio do Antônio e Rio Gavião (Amvagra) para pedir a união de todos nesta “guerra”, segundo Chiavon.
Ascom/13/2/2016 | Por: Débora Silveira