Informações que circulam nos meios de comunicação de Vitória da Conquistaq é de que uma abordagem da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, a adolescentes perto da Escola Milton Santos, no bairro Patagônia, gerou uma manifestação de alunos na entrada da escola, na noite desta quarta-feira (17).
A abordagem aconteceu na última terça-feira. Os adolescentes teriam sido alvo de violência pelos Guardas e levados para o fundo da viatura. Um idoso que tentou intervir teria sido atingido com cassetete, e outras pessoas foram ofendidas verbalmente pelos agentes.
Os alunos da escola colocaram fogo em pneus, bloquearam a rua e exibiram cartazes expressando a insatisfação com a situação.
Depois de toda a repercussão, a Prefeitura e o comando da Guarda Municipal se pronunciaram por meio de uma nota. Segundo o texto, a abordagem foi feita após os agentes receberem uma denúncia de que dois homens estavam vendendo drogas.
Ao revistar os adolescentes, nada foi achado, mas os menores teriam agredido e entrado em confronto com os agentes, o que fez com que eles fossem contidos e levados para o Disep.
O texto diz ainda que o local é um “ponto sensível” em relação a violência e que por isso vem tendo maior atenção dos órgãos públicos. As denúncias feitas estão sendo investigadas pela corregedoria da Guarda.
Veja a nota da prefeitura sobre o ocorrido:
Nota à imprensa
Sobre a manifestação de alunos da Escola Milton Santos, situada no bairro Patagônia, na noite desta quarta-feira (17), contra uma abordagem realizada pela Guarda Municipal (GM) a adolescentes, na última terça-feira (16), a Prefeitura de Vitória da Conquista informa que todos os procedimentos administrativos relativos à apuração das denúncias estão sendo realizados pela Corregedoria da Guarda Municipal.
A gestão municipal tem como princípio norteador a preservação da integridade das crianças e adolescentes. Este é um princípio que rege a atuação da administração pública. Dito isso, nesse primeiro momento, o comandante da GM, Cristóvão Lemos, adianta que os fatos relatados pelos servidores não condizem com os apresentados pelos estudantes, conforme constam na ocorrência registrada no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
De acordo com o relato dos agentes da Guarda, uma equipe fazia o patrulhamento preventivo na Avenida Brasília, próximo à escola, quando recebeu a denúncia de que havia jovens vendendo drogas na porta da instituição de ensino.
Na abordagem, nenhuma irregularidade foi encontrada com os jovens apontados como supostos traficantes. Após a liberação, os guardas municipais teriam sido vítimas de xingamentos e ameaças proferidas pelos estudantes.
Diante da situação, foi dada voz de prisão a dois jovens que entraram em luta corporal com os agentes de segurança, os quais foram encaminhados ao Disep.
É importante ressaltar que a Escola Municipal Milton Santos vem sendo acompanhada pela Guarda Municipal, através do GRE (Grupo de Rondas Escolar), e como essa escola tem pontos sensíveis, ligados à violência externa, vem recebendo uma atenção maior dos órgãos de Segurança Pública.
Ainda segundo o comandante, todos os esforços estão sendo envidados para preservar a segurança e a promoção da cultura da paz social.