banner-bda

Pepe Mujica: Ex-presidente do Uruguai falece aos 89 anos

Foto:  Reprodução / Instagram 

O Uruguai se despede de uma das figuras mais emblemáticas de sua história política. José Alberto "Pepe" Mujica, ex-presidente e símbolo da esquerda latino-americana, faleceu nesta terça-feira (13) aos 89 anos, vítima de um câncer de esôfago. A confirmação da morte veio por meio do presidente uruguaio Yamandú Orsi, seu aliado político.

Mujica, que completaria 90 anos no próximo dia 20, havia anunciado o diagnóstico da doença em abril do ano passado e, desde então, levava uma vida mais reclusa em sua chácara nos arredores de Montevidéu. O câncer se espalhou, levando o ex-presidente a um tratamento paliativo em seus últimos meses, segundo declarou sua esposa, Lucia Topolanksy.

Figura conhecida mundialmente por seu estilo de vida austero, Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015 e ficou famoso por recusar luxos e privilégios do cargo, optando por uma vida simples e próxima ao povo. Dirigia um fusca da década de 1970 e doava grande parte do salário presidencial para causas sociais. Além de sua trajetória política e militante, o ex-presidente era admirado por sua visão filosófica e reflexões sobre humanidade e justiça.

O legado de Mujica se estende além das fronteiras uruguaias, inspirando gerações com sua autenticidade e compromisso com a igualdade social.


Dárcio Nunes Alves

Dárcio Nunes Alves é radialista desde 1985 DRT 2444008678/86 SSP/SP,meu email:darcionunesalves@gmail.com

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade do internauta.

Postagem Anterior Próxima Postagem